Escuto rojões….
Não lembro de nenhuma manifestação como esta em eleições anteriores aqui em São Paulo.
Pouco mais de 3 horas após o encerramento do pleito, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Ricardo Lewandowski fez oficialmente o anúncio dizendo que com 55% dos votos, o Brasil elegeu a primeira mulher presidente de sua história, Dilma Vana Rousseff.
Esta mulher certamente ficará para a história da, ainda jovem, democracia brasileira.
Impulsionada (ou apadrinhada) por um presidente que também entrou para a história por ser um metalúrgico eleito após várias disputas eleitorais, e além disso, este homem deixará o governo com o recorde de aprovação de um governo brasileiro, cerca de 80% da população brasileira o aprovam. Não bastasse isso, este homem é muitíssimo respeitado pelos líderes mundiais por seu carisma.
Mas o que esperar dos próximos 4 anos?
Politicamente nossa presidente, prefiro assim do que presidenta como ela gosta de dizer, tem um caminho seguro pela frente, pelo menos em relação a quantidade de aliados para conseguir a aprovação de seus projetos. Estes aliados representam mais de 50% do Congresso Nacional, o que, em teoria, impede a governante de obter derrotas como a queda da CPMF sofrida durante o Governo Lula após uma imensa briga política.
Teremos a frente de nosso país uma presidente que não tem, nem de longe, o mesmo carisma nem a mesma capacidade de comunicação de seu antecessor e acredito que estas são duas qualidades imprescindíveis para os chefes de estado. Não estou querendo dizer que seu oponente teria.
Não consigo imaginar qual será sua postura quando estiver frente a líderes como o iraniano Marmud Armadinejad. Não ví em nenhum momento ela “falar sem gaguejar”.
Torço, com toda honestidade, para que Dilma torne-se mais admirada por todos do que o atual presidente. Mesmo acreditando que isso seja quase impossível, até por ser sua sucessora.
Espero, com toda paciência, que ela consiga cumprir metade do que foi prometido durante esta fraca e agressiva campanha que não nos trouxe nada demais nem nada a mais.
Não acredito, esta talvez seja minha maior crença, que o Brasil será prejudicado por ela ter entrado nem que seria muito diferente se o Serra fosse nosso representante pelos próximos 4 anos.
Me incomodei em ver Antonio Palloci e José Sarney tão próximos a ela em seu primeiro discurso após a eleição, isso me fez crer que realmente nada mudará nos próximos 4, ou talvez 8 anos.
Me incomodo em achar que o Palhaço Tiririca talvez seja o “pior” palhaço que temos como representante, já que sabemos que alguns que riem na nossa frente para conseguir votos, depois riem da nossa cara por fazer suas vidas as nossas custas, e como troco/esmola, alguns recebem um valor mensal do governo para manterem as crianças na escola, mas acho que podíamos pelo menos ter escolas com qualidade para formar futuros cidadãos informados. Aqui obviamente me refiro aos Governos Federal, Estadual e Municipal.
Já tive a oportunidade de conversar com pessoas que recebem estes benefícios oferecidos pelo Governo Federal e ví o quanto isso representa para eles. Gosto de saber que as pessoas podem viver bem em sua terra natal e que assim não precisam ir para outros estados para conseguir ganhar a vida, mas voltando a campanha eleitoral de 2002, o discurso foi de “não dar o peixe e sim ensinar a pescar”, não creio que isto esteja sendo feito.
Talvez daqui 4 anos todos estarão surpresos com o governo conduzido por esta mulher.
Torço para que esta frase torne-se realidade mas infelizmente não acredito nisso hoje, dia seguinte da eleição.
De qualquer forma, acredito que o melhor a fazer é apoiar o “novo” governo pois temos muito o que fazer/pagar nos próximos anos….
Copa, Olímpiadas, Eleições (sim, nós pagamos 4 milhões pela publicidade de “Leve o Título mais um documento com foto” para, 2 dias antes do primeiro turno esta obrigatoriedade ser derrubada pelo governo e todo este dinheiro “escorrer” pelo ralo da política).
Vamos confiar, fiscalizar e não vamos deixar de AGIR quando for preciso.
Abraço
Está escrevendo cada vez melhor =D
Você sabe minha opinião… acho que vou preferir deletar esses 4 anos da minha memória. Vergonha da política ridícula desse país! =///
Concordo, assim como você mencionou tamanha comemoração após a vitória da candidata Dilma, eu também não me recordo quando foi a última eleição onde os propósitos, e estratégias foram tão fracas como essa. A reta final de disputa política não se tornou Dilma x Serra , e sim Dilma x Anti-Dilma, muitos votaram no Serra, não por apresentar propostas revolucionarias ou boas intenções, e sim por se opor a outra candidata. Nossas opções nesta reta final estavam lamentáveis, assim como alguns candidatos a Deputados e Senadores, nem todos tiveram um final feliz, alguns deles tiveram parcialmente sua meta alcançada, agora nos resta torcer para uma evolução, já que os próximos 4 anos estaremos mais ainda sob os olhares de grandes potências e líderes políticos, pois como já mencionado , teremos Olimpíadas, Copa do Mundo, e novamente eleições, isso pode ser a continuidade de um trabalho, ou um divisor de águas.
Caracas, ótimo comentário.
Valeu por contribuir!
Abraço
Infelizmente eu me lembro de uma comemoração com rojões e festa na paulista após a apuração de uma eleição presidencial… e foi justamente a que tornou Fernando Collor de Melo presidente do Brasil. O presidente mais jovem eleito, e nós conhecemos o resultado disso.
Espero que toda a sujeira econômica camuflada no governo Lula, como por exemplo a venda de ações da Petrobras, capitalizando a empresa e o governo aumentando a taxa anual de crescimento em um momento bem propício.
Sem falar das contestadas “Bolsa Qualquer coisa”, uma forma de recompensar a falta de educação e oportunidades geradas pelo mau emprego do dinheiro público.
Mas entre artistas e picaretas consagrados temos que ter fé e trabalhar para que nosso futuro seja próspero.
Como diria Plinio de Arruda Sampaio: “E viva o Brasil!!!”
É Balão, mas como ela está lá agora, a nós basta fiscalizar o governo.
Tomara então que não se repita os acontecimentos pós-rojões de 1989…
Abraço
Valeu!
Meu velho amigo Baldini, acredito que se ela (Dilma) cumprir somente três das tantas promessas ditas, podemos nos dar por satisfeitos. São elas: Saúde, Educação e Segurança.
Gostei muito do texto em nenhum momento é prolixo e enfadonho.
Abraços
ESC
Fala Amigo velho…….
Valeu o elogio e agora nos resta confiar e no próximo ano podemos começar a cobrar.
Valeu o comentário.
Abraço