Objetivar o Subjetivo e Subjetivar o Objetivo.

 

Estive pensando estes dias sobre a Subjetividade dos sonhos, a dificuldade de transformá-los em realidade (Objetivá-los) e, depois de tê-lo tornado real, como aproveitá-los de forma Subjetiva.

É meio confuso, mas vamos lá…

Nestes meus pensamentos, chamei de Subjetivo tudo aquilo que você gosta e deseja fazer. Aquilo que realmente te distrai, que te faz passar horas sem perceber que elas passaram. Tratei como Subjetivo os sonhos, os anseios, os desejos, as coisas simples que gostamos de fazer “nos dias que temos para nós”.

Chamei de Objetivo a forma racional de tornar realidade o Subjetivo.

O exemplo mais social no Brasil desta ideia, acredito que seja a compra de um carro.

Vamos lá, o cara tem o sonho de ter um carro (Subjetivo), ele faz a conta de quanto e como pode pagar (Objetivo) e compra seu carro (Realidade)…

Legal, mas e agora?

Não quero discutir a relação “renda x parcela” ou qualquer outra questão que esta “conta” possa levantar, mas sim do “e agora?”

O Subjetivo (ter um carro) passou para o Objetivo (quanto e como pagar) e virou realidade (carro na garagem), mas qual é agora a nossa relação com esta conquista?

Vejo que muitas vezes não a aproveitamos Subjetivamente.

Imediatamente após alcançarmos nossos “Subjetivo-Objetivo-Realidade”, ele já virou passado e passamos a buscar novos desejos sem aproveitarmos tudo aquilo que já conquistamos anteriormente.

Esta experiência que estou vivendo e o “tempo para mim que conquistei Objetivamente”, me fez começar a entender que o Subjetivo, seja ele qual for, pode ser atingido se planejado Objetivamente, mas se um Objetivo alcançado não for vivido Subjetivamente de nada valeu torná-lo Realidade.

Subjetive-se, Objetive-se e, quando Realizar, Subjetive-se outra vez para desfrutar, senão, “os dias que temos para nós” serão, sempre, dedicados aos outros.

TGV Rennes-Paris (25/07/2013)

*Deixei propositadamente algumas palavras com a primeira letra maiúscula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *